Ministério da Educação

Dicas-L: Educação e Tecnologia

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Crise segundo Einstein

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem
crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conhece-te a ti própio

Como posso adquirir conhecimento se não vejo os degraus anteriores das ciências. Sou fã da maêutica, pelo conhecimento da essência ao universo.
Sócrates trouxe o fogo dos Deuses para a terra, sabedoria divina se concretizou na terra, filosofia humana.

Falta de orientação comportamental na infância.

Os pais tem uma grende parcela de culpa em relação a criança que não consegue ter bom senso comportamental em diferentes ambientes, sendo dentro de casa ou fora dela, muitas vezes se defendem alegando o fato de que a criança não tem condiçoes intelectuais para saber o que é certo e errado, o ser em desenvolvimento agi conforme é podado e orientado a aderir um estado comportamental, vemos isso mais claramente em programas tipo super Nanny, onde a criança é reeducada seguindo orientações corretas, mas muitas vezes na reeducação que se faz necessário a intervenção de um profissional da psicologia.
Quando há uma educação orientadora e atenta a esse aspecto desde o início da vida da criança, os própios pais conseguem dar conta do recado sem muito auxilio externo. Porque sendo adultos cognocentes, são capazes de orientar e observar a melhor maneira de se educar impondo esses limites, não precisa ser profissional da área de ciências humanas para contemplar isso, por muitas vezes apenas com interação dialógica e opressora se almeja isso, a opressão citada não precisa ser física, me refiro aqui, ao velho "mostrar quem que manda"
A criança tendo um âmparo de um adulto no aspecto da ética, consegue sim pensar em seus atos, claro que para isso usando uma linguagem acessível a criança, vemos isso em Matthew Lipman, nos estudos de filosofia para crianças.
Fazer a transposição didática dos conhecimentos que a criança já deve ter ciência.